Cacautec

Noticias

Como é produzido o chocolate?

Como é produzido o chocolate?

Que a grande maioria da população mundial adora chocolate todos sabem, mas e quanto á produção? Você já parou para pensar em qual é o processo que resulta no delicioso chocolate que você consome?

A fórmula utilizada para a produção do chocolate varia de acordo com cada fabricante, no entanto, de modo geral, os ingredientes utilizados são basicamente os mesmos para qualquer produção, sofrendo maiores variações somente em termos de proporções. São eles: massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e leite. De acordo com as proporções utilizadas de cada ingrediente, é possível obter diferentes qualidades de chocolate.

Para a produção, são executadas cinco etapas essenciais: malaxação, refinação, conching, tempera e modelagem.

A etapa de malaxação serve para misturar a massa de cacau aos outros ingredientes em uma masseira, de modo que a mistura é malaxada até que se torne uma massa homogênea.

Depois, na etapa de refinação, a massa passa por um processo de moagem, que a transformará em pequeniníssimas partículas.

A etapa seguinte, de conching, é a grande responsável por deixar o chocolate firme. Esse é um processo demorado, que chega a durar até 5 dias!

Na sequência, vem a fase de tempera, na qual o chocolate é temperado, a fim de sair do estado líquido e passar para o sólido, por meio do processo de cristalização.

Ao fim, na etapa de modelagem, é quando o chocolate será moldado e, depois, passará por um túnel de refrigeração. Depois disso, ele estará pronto para consumo!

O processo de fabricação do chocolate é bastante delicado, e todas as etapas precisam ser realizadas com muito cuidado e dedicação, e a Cacautec tem orgulho de contribuir com tal processo, oferecendo maquinário de qualidade para a produção de chocolate. Sem dúvidas, depois de pronto, o chocolate também é consumido com muita dedicação por seus admiradores, não é mesmo?
Fonte: Chocolate

Últimas
Notícias